sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Culinária: Salmão com molho de alcaparras


O salmão é um peixe rico em ômega 3 – um tipo de gordura benéfica ao organismo, relacionada com a diminuição de problemas cardiovasculares. Além disso,  como é uma característica comum dos peixes, apresenta um baixo nível de gordura saturada, uma quantidade considerável de ferro e outros minerais e apresenta proteínas de boa qualidade e de fácil digestão, ou seja, é um alimento que tem sua proteína bem aproveitada pelo organismo e que pode ser considerado um alimento leve dependendo do preparo.

                     
Mas hoje em dia o salmão não tem mais aquele glamour que tinha antigamente. Está mais barato comer salmão do que carne de primeira. Mas um peixinho feito com capricho tem seu valor. Se for de fácil preparo, melhor ainda!

Para preparar esse prato, eu pedi na peixaria que me desse meio kg do filé do salmão sem a pele. Mas tanto faz com ou sem pele. Dá no mesmo. Temperei com sal e pimenta do reino somente. Não coloque muito sal porque a alcaparra já é bem salgadinha. Reguei o refratário com azeite, coloquei o filé deitadinho ali, reguei com um pouco mais de azeite (meia colher de sopa) e cobri com papel alumínio. Deixei no forno pré aquecido por 20 minutos. Retirei o papel e deixei mais 5 minutos só para dourar um pouquinho. Não pode deixar mais do que isso pois ele fica ressecado e nós não queremos isso, né!
Enquanto o peixe está no forno, fiz o molho que é super simples. Peguei duas colheres de sopa de alcaparras. Com uma delas eu piquei bem pequenininho e a outra deixei inteira mesmo para aparecer no prato. peguei também uns champinhons e cortei em fatias. Em uma panela pequena coloquei duas colheres de sopa de manteiga e meia colher de sopa de azeite. Aqueci e acrescentei as alcaparras. Deixei tomar sabor em fogo baixo por 2 minutos e pronto.
Fácil fácil de fazer do jeito que a gente gosta. Mas não exagere. embora seja um prato leve, não se esqueça esse prato tem manteiga, que é gordura.

Beijos mil, Ialle.

2 comentários:

  1. Hummm, me deu água na boca!!! Adorei amiga, está de parabéns!!! Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Paulinha. Quando fizer, me diz conta como foi! Bjs mil, Ialle.

      Excluir

Bora fuxicar?
Comentem a vontade, esse cantinho é pra isso!
Respondemos todos os comentários. Então, se fizer uma pergunta ou quiser um olá volte!
Beijinhos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...